Passar para o Conteúdo Principal Top

Apresentação

Estimados Munícipes,

No momento em que lançamos a 5ª edição do Orçamento Participativo de Castro Verde, a nossa satisfação pelo caminho percorrido até aqui não poderia ser maior!

Castro Verde é hoje um concelho altamente participativo, com um modelo de OP consolidado, próximo dos cidadãos e dos seus anseios, e que já tornou possível a concretização de projetos de relevante interesse para toda a comunidade.
Uma iniciativa que consegue incrementar a participação cívica dos jovens nos processos de decisão e valorizar as freguesias menos populosas do nosso concelho, permitindo que todos contribuam ativamente para o desenvolvimento do nosso território, só nos pode orgulhar a todos!

Em quatro edições concretizadas, já nos foi possível colocar em pratica projetos marcantes de cariz social, mas também outras ações que refletem a vontade de quem participou e que, certamente, serão uma mais valia para o futuro da nossa terra. Em 2023, continuaremos a apostar num Orçamento Participativo heterogéneo, para todos e por todos, dos mais jovens aos menos jovens: 10 mil euros para propostas jovens até aos vinte e cinco anos, 20 mil euros para propostas nas Freguesias rurais (incluindo Casével), e 20 mil euros para projetos transversais a todo o concelho.

Vamos continuar a construir Castro Verde.

Todos Juntos! A ideia e a decisão são suas… o compromisso é nosso!

#CastroVerdeParticipa


O Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde,

António José Brito

imagem

O que é o OP?


O Orçamento Participativo é um processo democrático participado através do qual os cidadãos de uma comunidade decidem o destino de uma parte dos recursos públicos disponíveis. Este processo tem como principais objetivos potenciar nos cidadãos o exercício de uma cidadania ativa, participativa e responsável; reforçar a credibilidade das instituições e da própria democracia; contribuir para uma maior aproximação das políticas públicas às expetativas e necessidades dos cidadãos; incentivar a interação entre eleitos, técnicos municipais e cidadãos na procura de soluções para melhorar a qualidade de vida no concelho. O Orçamento Participativo de Castro Verde assenta num modelo de caráter deliberativo, dividido em dois períodos. Numa primeira fase os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento público e, numa fase posterior, decidem, através de votação, as propostas vencedoras a incluir no Orçamento Municipal para 2024.