Passar para o Conteúdo Principal Top

Pintura interior da Igreja Paroquial de Santa Bárbara de Padrões

Âmbito

Cultura e Desporto

Freguesia

Freguesia de Santa Bárbara de Padrões

Proponente

José Miguel Pereira Costa

Data Submissão:

30-06-2023

Estado Execução

Escolha

Valor Estimado

10.890,00 €€

A presente proposta é apresentada em nome da FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DE SANTA BÁRBARA DE PADRÕES. A cultura patrimonial de uma localidade consolida-se na memória coletiva do seu povo. A Igreja Matriz de Santa Bárbara de Padrões é o ícone principal dessa memória coletiva.

A Igreja Matriz tornou-se o símbolo do legado cultural da nossa terra. No pensamento de todos os que nasceram ou viveram nesta Freguesia emerge a imagem da Igreja como forma de uma identidade. Ergue-se num local privilegiado, majestosa perante a vastidão da planície alentejana. Tal deve-se a duas razões principais: o facto de ser a única construção que temos a nível de património edificado e à sentida ligação e devoção que existe entre as gentes da nossa comunidade e a sua Santa Padroeira.

A Igreja Matriz de Santa Bárbara de Padrões é uma igreja rural, datada do século XVI, que apresenta exigentes necessidades de manutenção e conservação devido ao tipo de construção e às caraterísticas do edifício. Tais necessidades revelam-se difíceis de suprir pela Fábrica da Igreja Paroquial - responsável pela gestão, conservação e manutenção do templo. No presente a referida Igreja necessita de ser pintada, no interior, existindo, também, a necessidade de reparar as goteiras existentes no telhado e de hidrofugar o mesmo. Apresentamos um orçamento realista e exequível de forma a tornar a nossa proposta mais forte.

A proposta apresentada pela Fábrica da nossa Igreja Paroquial revela-se determinante para assegurar a preservação e dignidade da Igreja da nossa terra e para, desse modo, valorizar a nossa História e Património. Em 2017, perdeu a sua classificação por parte do Ministério da Cultura.

Comentários

Não existem comentários