Passar para o Conteúdo Principal Top

Castro Verde, Baloiçar sobre a Planície

Âmbito

Espaço Público

Freguesia

Concelho de Castro Verde

Proponente

Inês Fernandes Gonçalves de Brito

Data Submissão:

30-06-2021

Orçamento Estimado: 6 454, 00 €

Não são só as crianças que gostam de andar de baloiço, os baloiços são cenários do imaginário de crianças e dos adultos que evocam uma enorme sensação de liberdade e proporcionam momentos de descontração em comunhão com a natureza.

O projeto “Castro Verde, Baloiçar sobre a planície” visa criar uma rota turística por diferentes locais do concelho de Castro Verde onde serão colocados baloiços panorâmicos com uma vista privilegiada para as vastas planícies alentejanas e que permitem a fruição da paisagem. A colocação dos baloiços panorâmicos em miradouros naturais permitirá criar um roteiro turístico que inclui vários locais de interesse selecionados estrategicamente não só terem características de miradouros naturais, mas também porque se constituem como pontos de interesse histórico, onde se localizam elementos do património edificado e património natural únicos, como é o caso de S. Pedro das Cabeças, indicado como local histórico da Batalha de Ourique e a Ermida de Nossa Senhora de Aracelis, local místico cuja designação significa Altar dos Céus.

A definição dos locais para colocação dos baloiços pretendeu incluir todas as freguesias e alguns dos vários aglomerados populacionais do concelho de Castro Verde de forma a potenciar a visitação de localidades que estão fora das rotas turísticas que atraem mais turistas ao concelho. Os locais propostos para a colocação dos Baloiços são os seguintes:

- Ermida de São Pedro das Cabeças;

- Ermida de Nossa Senhora de Aracelis

- Igreja de Santa Bárbara

- Localidade de Alcaria do Coelho, onde já existe um baloiço panorâmico (foto em cima).

- Monte Cerro

- Entradas (barragem)

- Casével

A colocação dos baloiços terá que ser autorizada pelos proprietários dos espaços pelo que a sua localização poderá ter de ser ajustada. Os investimentos a realizar são:

- Fundações dos baloiços;

- Aquisição de sete baloiços de 2 lugares;

- Placas identificativas dos locais históricos e enquadramento paisagístico;

Os baloiços panorâmicos existem em vários pontos do país (Nazaré, Vila Nova de Cerveira, Castelo de Paiva, Porto Santo, Serra da Gardunha, Lousã, etc) e motivam muitas pessoas a deslocarem-se grandes distâncias para conseguir a fotografia perfeita e para desfrutar das melhores vistas que depois são partilhadas nas redes sociais. Baloiçar pode ser mais um motivo para visitar o concelho de Casto Verde e promover o seu desenvolvimento turístico, económico e social.  

Comentários

Não existem comentários