Passar para o Conteúdo Principal Top

Arborização da Vila - Promoção da deslocação pedonal

Âmbito

Espaço Público e Espaços Verdes

Freguesia

União das Freguesias de Castro Verde e Casével

Proponente

Joana Sabino

Data Submissão:

05-07-2019

Valor Estimado: 11 543,40€

 

 A Vila de Castro Verde é uma vila pequena onde se verifica que a deslocação das pessoas no seu interior é efetuada essencialmente recorrendo ao automóvel.

Esta situação é, aparentemente, injustificável para quem observa que em cidades grandes como Lisboa e Porto o paradigma é completamente diferente.

Com uma observação mais atenta da situação percebe-se que existem alguns factores que acabam por "condicionar" outro tipo de mobilidade na Vila entre os quais a falta de passeios em algumas ruas e a falta de sombra em quase todas.

A Vila está desenhada de forma a que muitas ruas têm uma orientação nascente/poente (veja-se por exemplo a Av. 25 de abril que é uma artéria essencial onde se deslocam diariamente dezenas de alunos). Nestas ruas caminhar torna-se, de facto, quase inviável nos meses quentes e a sua travessia assemelha-se a uma “travessia do deserto”.

Assim esta proposta é para a arborização destas ruas com árvores de sombra (plátanos, pinheiros mansos, lódãos) em vez (ou complementarmente) a árvores ornamentais que com o desenvolvimento que apresentam, possivelmente devidos às condições edafo-climáticas ou à podas camarárias, não proporcionam sombra suficiente (veja-se o exemplo das laranjeiras existentes na já referida Av. 25 de Abril ou as Grevilea-robusta que predominam em toda a vila).

Comentários

Não existem comentários